Project Cork

APOIO

O projeto promovido pelo Centro de Tecnologia Mecânica e Automação da Universidade de Aveiro decorre no âmbito do Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SAESCTN), tendo sido apoiado pelo Programa Operacional Fatores de Competitividade – COMPETE e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia com um Investimento elegível de 40 mil euros correspondendo a um Incentivo FEDER de 34 mil euros.

PROJETO

O projeto centrou o seu estudo em soluções inovadoras para sistemas de proteção individuais para cabeça, onde se podem incluir os capacetes rodoviários, de desporto e militares.

Para tal, foram estudadas novas soluções de design, baseadas na aplicação de novos materiais, com particular interesse na cortiça, para a absorção da energia do impacto.

A utilização da cortiça na camada protetora tem como objetivo aumentar a absorção de energia durante um impacto e consequentemente a eficiência dos sistemas de proteção em caso de impactos múltiplos, situação comum em caso de acidentes.

Estudos realizados por esta equipa de investigadores da Universidade de Aveiro mostram que após um impacto a cortiça retorna praticamente à sua forma original enquanto o esferovite apresenta deformação permanente. Tal propriedade é de extrema utilidade em caso de impactos múltiplos. Em termos económicos, Portugal é líder mundial na produção, transformação e exportação de cortiça, pelo que faz todo o sentido a busca de novas aplicações para este produto.

OBJECTIVOS

Os principais objetivos deste projeto são os seguintes:

i) estabelecer uma estrutura de simulação numérica precisa e eficaz para impactos envolvendo a cabeça humana;

ii) desenvolver a segurança dos sistemas de proteção da cabeça, com novas soluções de design e novos critérios de contusão para utilização industrial;

iii) encontrar uma potencial aplicação para um produto de grande importância para a economia nacional.

Newsletter FCT

Compete

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

best of the best